PINTADURA

Viva, queria ter feito esta partilha há mais tempo, mas o tempo passa rápido, tão rápido que já passou um ano! custa a acreditar…. 

Em outubro de 2018 o CNAD (Centro Nacional de Artesanato e Design) lançou o desafio BOKA PANO, um concurso de design que cada ano (desde 2017) propõe um tema destinto. Como tenho dificuldade em resistir a um bom desafio criativo e neste caso em concreto o tema apaixonou-me.

O concurso propunha abordar como matéria criativa, os padrões que caracterizam o pano tradicional (Panu di Terra) cabo-verdiano. Lancei mão à obra, pesquisei sobre a história do Panu di Terra, a sua origem e evolução e procurei sintetizar formas fundamentais da tessitura dos desenhos e destacar elementos estruturantes. 

Foi assim que nasceu o PINTADURA, nome escolhido por ser o termo aplicado aos desenhos que formam a padronagem de um pano. 

Com um protótipo executado pela oficina de cerâmica Terracota e colocado em exposição no Centro Cultural do Mindelo, os painéis de mosaicos PINTADURA ganharam visibilidade e foi possível mostrar como aplicar esta solução em diversas formas de revestimento de superfícies ou simplesmente em aplicações lúdicas , como um jogo/puzzle. 

Ver o percurso que tenho desenvolvido no campo da cerâmica e da olaria ser reconhecido e distinguido com a presença de duas peças no espólio do Salão Design do CNAD é gratificante. Cada uma destas experiências é uma aprendizagem que me permite explorar outras valências que a terra enquanto matéria plástica me oferece. 

lembrete: …partilhar o novo concurso antes que passe um ano 

https://www.facebook.com/CentroNacionaldeArtesanatoeDesign/

 

1 comentário

  • Muito bom !
    Gostaria muito de conhecer mais sobre estes trabalhos.

    Betr Paes

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados