Oficina Criativa Terra na Mão

 Há muito sonhava com  a oficina criativa Terra na Mão, movida pela identificação da necessidade urgentíssima de estimular a produção criativa e a produção artesanal desde a infância. Tinha já tido um primeiro momento de oficina em contexto escolar, como complemento dos conteúdos curriculares, onde experimentámos o enorme entusiasmo do grupo de jovens com quem trabalhámos.  

Foi possível pouco depois, em Junho de 2018, concretizar a primeira sessão das oficinas Terra na Mão, com o apoio da cooperação do IC-Camões, no Centro Cultural Português na Praia. Para esta oficina desafiei as minhas amigas e mestras oleiras de Trás di Monti (Tarrafal – Santiago), com as quais desde a origem do projecto Dez Graozinhos di Terra, tenho vindo a construir uma relação de proximidade e partilha.

Numa sessão de 4 horas, que passaram a correr, contei com o envolvimento entusiasmado das crianças no processo criativo, desde o acto de conceber ao acto de produzir. Estimulada a imaginação, deu-se espaço ao non sense e à liberdade criativa para criar personagens em barro que fizeram depois parte de uma história de grupo, com a qual encerrámos o momento. 

Do primeiro momento de conversa em torno do processo tradicional de olaria em Santiago, ao gozo de pôr a mão na terra e de ver nascer as personagens do barro, primeiro utilizado como tinta, depois como matéria plástica, foi um estimulante percurso que acabou com muitas caras e roupas “pintadas”, na criação de uma estória colectiva a partir dos objectos criados e num gozo incrível a brilhar nos olhos da criançada.

E venham mais!

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados